terça-feira, 21 de junho de 2011

ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas



No próximo encontro da ANPAP (set/out 2011), Leda Guimarães e eu apresentaremos um artigo que escrevemos em parceria, abordando questões sobre a construção do imaginário do professor nos sistemas de ensino a distância, mediados, principalmente, pela internet.
A partir de uma simples pesquisa no Google Imagens, digitamos a expressão "educação a distância" e coletamos uma série de ilustrações sobre o tema. A discussão parte dessas formas visuais de idealização da imagem naturalizada do professor, revestida, agora, de outros instrumentos tecnológicos, dando-lhe uma roupagem de "professor do futuro", "conectado", "plugado", "mitificado". Ou seja: as atuais representações do professor a distância conseguem traduzir o que nossa experiência docente realmente enfrenta? Por que esse professor continua sendo tratado como "super herói" e, agora, um quase personagem do "Guerra nas Estrelas"? 
Essas e outras perguntas foram levantadas na discussão, sob uma tentativa de desconstruir o imaginário docente como algo distante da vida e recoberto de sinais contemporâneos que continuam reforçando esse distanciamento.
Disponibilizaremos o artigo após a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário