segunda-feira, 20 de junho de 2011

artigo



Interatores/as,

Estou disponibilizando para download meu último artigo: Imagem tecno-humana: visualidades do trabalho docente em ambientes virtuais de aprendizagem, apresentado no IX Seminário Capixaba Sobre o Ensino da Arte - junho/2011.

Abordo questões sobre os filtros da emissão da mensagem pelos professores/tutores dos ambientes virtuais de aprendizagem, tais como: o design instrucional, o discurso pedagógico e a editoração da mensagem.

Aos interessados, baixe o artigo aqui.

redes sociais e cotidiano


Qual lugar habitamos? A dicotomia real/virtual ainda se aplica em nossas relações tecnosociais? A fronteira entre o mundo materializado e o representado talvez seja, para muitos, o lugar onde mais se gastam as horas do cotidiano.

[des]monte sua escola, como preferir



Quais os moldes do "ensinar" e "aprender" configuram nosso imaginário de escola?

pontos vermelhos


Representação da representação? Como nossos comportamentos são afetados pela comunicação em rede? Obrigações como ler e-mail, twittar, rastrear o Facebook nos localizam e nos fazem sentir seguros de estarmos atualizados: "li minhas mensagens... agora posso sair de casa!".
Nossas referências de espaço e tempo são ressignificadas. Onde estou agora? A imagem que me vem à cabeça é a "gota vermelha invertida" do GoogleMaps. Sinto-me menos humano e mais maquinizado - tecnicamente humano. Ou humanamente digitalizado? Um ponto vermelho numa cartografia digital consegue dar conta de mim?

trânsitos, fronteiras, escolas...


     Fotografia: Alexandre Guimarães, Chicago, 2010.

Gosto muito desta imagem.
Boa semana a todos/as!

Recomendo este livro

MÉTODOS DE PESQUISA PARA INTERNET




Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral
O interesse pelas abordagens empíricas a respeito das tecnologias digitais de comunicação tem avançado de forma perceptível no Brasil. “Como fazer”, “como aplicar” e “como pensar” metodologias que sejam eficientes e que permitam coletar e analisar dados compatíveis com os seus problemas de pesquisa e com suas perspectivas teóricas constitui um dos maiores desafios que se colocam para os pesquisadores. 
O livro Métodos de pesquisa para internet, escrito por Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral, nasceu da percepção desse contexto e tematiza e exemplifica perspectivas metodológicas específicas a respeito da internet. Além disso, fornece subsídios para estudos sobre outros temas em que a internet desempenhe o papel de lugar ou de instrumento de pesquisa. É um livro construído a partir das próprias experiências de pesquisa empírica das autoras ao longo de anos de estudo e experimentação com diferentes métodos.
Acesse aqui.